DOMO

Pavilhão Patchwork

Esta galeria de arte temporária foi construída para um exposição que teve lugar em Brasília entre Agosto e Outubro de 2008. Na galeria foram exibidas pinturas e retratos de pintores brasileiros contemporâneos e modernos, tais como Zive Giudice e Candido Portinari.
A ideia base passa por criar um espaço de exposição onde se privilegia a relação com o pátio exterior e ao mesmo tempo garantir as condições para a boa visualização das obras. È utilizada então uma pele de blocos de betão que tendo como referência os bordados, peças feitas por artesãos, garantem uma luz interior filtrada. Os Blocos de betão foram também amplamente utilizados no início dos edifícios modernistas de Brasília durante os anos 60, para permitir a ventilação natural e luz para o prédio. É também um material muito baixo custo no Brasil.


A rampa de acesso articula a zona opaca de cor preta, parte da galeria, contrastando com o branco translúcido e luminoso. A caixa negra é construída como uma parede dupla, contendo uma superfície interior de coloração amarelada. Esse vácuo é iluminado por luz indirecta durante a noite, transformando as paredes numa lâmpada que nos orienta para o espaço de exposição. Um pequeno buraco na parede permite que o visitante veja o que acontece no seu interior enquanto caminha através do corredor de acesso.
image credits: Curiosity

Sem comentários: