Herzog + de Meuron

Tenerife Espacio de las Artes. Tenerife, Espanha
ano. 2008
área. 20 622m2

Integrado num terreno com uma forte pendente, em pleno centro urbano, os arquitectos suíços inauguraram á pouco tempo um novo projecto de carácter cultural em Santa Cruz de Tenerife. O edifício vem engrossar a lista de obras de Herzog & de Meuron em terras espanholas, que começou com a sede do Forum em Barcelona e continuou com a Caixaforum de Madrid.


O programa, de 20.622 metros2 construídos inclui uma grande biblioteca pública, um museu de arte contemporânea (Instituto Óscar Domínguez) e um centro de fotografia (Centro de Fotografia Isla de Tenerife), complementados por um grande átrio, cafetaria/restaurante e sala de restauração e sala semi-coberta. Os arquitectos optarão por criar um volume compacto (aproveitando ao máximo a horizontalidade) para logo atravessa-lo com una rampa (pública) de extremo a extremo, gerando uma praça triangular.

Uma das características mais marcantes do edifício é a sua fachada de betão, perfurada com um sem-número de vãos (1.200 vãos de 720 formas diferentes), que filtram a entrada de luz para o interior, criando também uma surpreendente imagem durante a noite.
image credits: Federico García Barba

Sem comentários: