Aires Mateus

Museu do Farol de Santa Marta. Cascais, Portugal
ano do projecto. 2003
ano de construção. 2007

Entre a terra e a água, ao longo de uma faixa de território em permanente mudança ao longo dos tempos, a intervenção humana tem sedimentado as mais variadas ocupações. Desde o século XVII até à actualidade, a sobreposição de diferentes vontades para este lugar, os recursos materiais e tecnológicos de cada momento, e a disponibilidade do património herdado, concorrem para uma sucessão de adaptações e de adições. Apesar disso, o conjunto engloba unidades arquitectónicas de leitura inequívoca, dispostas segundo princípios organizativos ainda bem claros. O estado de adulteração e decadência de uma parte do conjunto é resultado de um processo de selecção natural, que o projecto procura reverter em seu favor. Identificando os elementos de maior perenidade ou de maior carga poética, a proposta reconstrói com eles e a partir deles uma ordem primeira, que engloba a memória do tempo decorrido e viabiliza o novo uso.


Situado junto à Casa de Santa Maria, projectada por Raul Lino no início do séc.. XX, o Farol Museu de Santa Marta integra-se no perímetro constituído pela Cidadela, Museu Castro Guimarães, Centro Cultural de Cascais, Fortaleza de Nossa Senhora da Luz, Museu do Mar e Casa Henrique Sommer (futuro Arquivo Histórico Municipal).


O novo equipamento é composto por um espaço expositivo criado nas antigas residências dos faroleiros, por duas amplas plataformas (baterias do Forte) com vista para o mar, espaços de recepção, centro de documentação e cafetaria. Promovendo a adaptação do Forte e Farol de Santa Marta a espaço de cultura e lazer, mas mantendo as suas funções de sinalização costeira.
O programa museológico apresenta, para além de uma panorâmica geral sobre os faróis, temáticas específicas como: os faróis de Portugal; o forte e o farol de Santa Marta; os faróis e as ajudas à navegação; o ofício de faroleiro. O percurso expositivo inclui a exibição de um filme documentário “Faróis de Portugal, Cinco Séculos de História”.

image credits: João Morgado e João Barbosa

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