A fachada fechada oferece uma “declaração” por reagir, em contraste com as fachadas vizinhas. Somente no piso térreo o volume branco é cortado, permitindo a percepção da escada, como um cenário.
Depois de experimentar a exposição e a intensidade da luz no piso térreo, o visitante tem a sensação de pisar uma escada fechada, mais escura. Através da sua forma, que em alguns pontos é cortada para permitir a penetração da luz e do contraste entre aberto e totalmente fechado, um jogo de luz surge, andar após andar. No final do percurso, através de uma abertura na cobertura afiada, o visitante sente novamente o confronto com um banho de luz intensa.
A escada sobe por toda a casa ao lado das instalações sanitárias, que no piso térreo separa o hall transparente da sala de estar íntima, e nos outros pisos, a área de circulação do sono / salas de trabalho. Ao situar, tanto as escadas como as instalações sanitárias directamente por trás da fachada frontal, estes espaços tornam-se flexíveis, menos profundos e brilhantes.
As janelas da fachada traseira, que em todos os quartos são diferentes em forma e tamanho de forma a oferecer a cada um espaço qualidades de luz diferentes.
No vazio da sala, o “fogo-lugar” escultural liga o piso térreo com o primeiro andar.
Desta forma, e abraçado pela luz, um espaço muito interessante é criado.
image credits: Rocha Tombal
Sem comentários:
Enviar um comentário