SANAA

Centro Comunitário Rolex. Lausanne, Suiça _ em construção

O atelier SANAA ganhou o concurso para o Centro Comunitário da Escola Politécnica Federal de Lausanne em 2005. A sua proposta é "el claro en el bosque", onde se evidência a síntese conceptual. Com um gesto fluido, o "chão" é manipulado, criando ao mesmo tempo zonas de luz, de sombra, de contemplação e de recolhimento. Esta nova topografia criada, fala-nos também das relações entre interior/exterior, dentro/fora. Por um lado os limites esbatem-se com a utilização do vidro, por outro lado com as ondulações do "chão" são criados espaços tencionados, espaços entre, mais baixos e sombrios que nos levam a pátios iluminados.



A cobertura e o solo, suavemente ondulados são pontuados por pátios de diferentes formas e tamanhos, que permitem distinguir as diversas partes do programa. Das zonas mais elevadas pretende-se uma visão privilegiada da envolvente, onde se evidência o lago Léman e os Alpes.

As variações de altura e o variado conjunto de pátios geram distintas atmosferas. Os programas estendem-se das cotas mais baixas para as altas, aproveitando a pendente. As actividades estão diferenciadas e ao mesmo tempo "fundidas" com outras, procurando um espaço unificado.

Como as imagens nos transmitem, a ideia principal do edifício é criar um espaço público vivo e atractivo, transformando-se no novo local de encontro entre estudantes e professores do campus universitário. Complementado por um vasto programa, biblioteca, aulas de idiomas, oficinas, cafetaria, restaurante e um grande espaço para actividades multitudiarias.

Ainda será cedo para falar de uma obra que ainda não está acabada, mas a ideia vale por si e ninguém fica indiferente quando vê a maqueta deste projecto e agora imagens da sua construção.

image credits: flickr

Sem comentários: